Fotografia e imigração na Europa

Categorias Sem categoria
Massimo Sestini, Mare Nostrum, Italy, 2014

Mare Nostrum, Massimo Sestini, Italy, 2014

A Itália está no centro de uma crise internacional provocada pelo deslocamento de refugiados africanos que fogem pela Líbia. Desde 2013, foram 17.768 mortos em naufrágios no Mar Mediterrâneo em tragédias que se sucedem e impactam a opinião pública. Ainda não foram tomadas quaisquer medidas eficazes para evitar os deslocamentos e as autoridades italianas fecharam os portos do país ao desembarque dos imigrantes.

Para abordar a produção regional de imagens sobre o assunto, o FestFoto terá a participação de Enrico Stefanelli, diretor do festival Photolux – Bienal da Fotografia de Lucca (Itália), que tratou da questão migratória desde o início do século XX. Os deslocamentos populacionais fazem parte da história do país e têm recebido grande atenção da fotografia italiana.

A questão toma contornos importantes também no que diz respeito ao uso e circulação de imagens. Uma das fotografias mais conhecidas sobre o assunto, a imagem feita por Massimo Sestini, em 2014, voltou ao foco após ser usada, em redes sociais, por um político local para defender medidas contra a entrada de imigrantes no país.

O trabalho faz parte da série “Zenit”, desenvolvida ao longo de dois anos, em que o fotógrafo produziu imagens aéreas e perpendiculares ao mar. Após 12 dias sobrevoando o mar em um helicóptero militar, em 7 de junho de 2014, Sestini flagrou uma barcaça com 227 náufragos resgatados pela Marinha italiana na costa da Líbia. Tida como um exemplo de supremacia técnica por ter conseguido uma posição absolutamente perpendicular aos náufragos, a imagem tem o ponto de observação invertido onde são os náufragos que miram o fotógrafo.

A imagem recebeu o segundo prêmio do World Press Photo 2015, categoria News, se tornando um símbolo eloquente do drama dos refugiados no Mediterrâneo. Em 2019, virou munição na cruzada que o governo italiano e seus aliados empreendem contra os migrantes e os setores dispostos a socorrê-los ou abriga-los. O fotógrafo move um processo por uso indevido de seu trabalho.

Enrico Stefanelli é fotógrafo, curador em vários eventos internacionais e diretor do Photolux. Em sua primeira viagem ao Brasil, participa como palestrante e revisor na Plataforma Internacional de Leitura de Portfólio FestFoto 2019. Ele tem interesse em projetos documentais e artísticos de longa duração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *