Quando não vejo mais, de Helena Giestas. Trabalho apresentado na Leitura de Portfólio FestFoto 2017 é exposto em Washington (DC). A partir de 27 de fevereiro, o Art Museum of the Americas (AMA) exibe a obra Quando Não Vejo Mais, como parte da mostra On The Move, dedicada a explorar a vivência humana na fronteira de espaços públicos e privados. O AMA é uma instituição cultural da Organização dos Estados Americanos e a curadoria é do diretor artístico do Museu, Fabian Borrega. Quando não vejo…Continue a ler “On the Move”

Massimo Sestini, Mare Nostrum, Italy, 2014

Mare Nostrum, Massimo Sestini, Italy, 2014 A Itália está no centro de uma crise internacional provocada pelo deslocamento de refugiados africanos que fogem pela Líbia. Desde 2013, foram 17.768 mortos em naufrágios no Mar Mediterrâneo em tragédias que se sucedem e impactam a opinião pública. Ainda não foram tomadas quaisquer medidas eficazes para evitar os deslocamentos e as autoridades italianas fecharam os portos do país ao desembarque dos imigrantes. Para abordar a produção regional de imagens sobre o assunto, o FestFoto terá a participação de…Continue a ler “Fotografia e imigração na Europa”

A série do fotógrafo goiano, Bruno Bernardi, retrata o desastre ambiental de Mariana (MG). O prêmio, oferecido aos participantes da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto 2018, é resultado da parceria entre o Festival e o Museu da Fotografia de Fortaleza (CE) e garante a compra de um conjunto de imagens pela instituição. Além de um importante estímulo à produção fotográfica, um prêmio de aquisição significa a incorporação de uma temática ao inventário de imagens que comporão a visualidade do Brasil contemporâneo. Neste…Continue a ler “Paisagem Movediça recebe prêmio FestFoto – Museu da Fotografia (CE)”