Pela primeira vez, o Fotograma Livre exibe obras de artistas iranianos. Dos quatro trabalhos inscritos, três foram selecionados como finalistas e entram na mostra 2019. Em Bepar, Labkhand Olfatmanesh e a videomaker Gazelle Samizay exploram os desafios universais que as meninas enfrentam na transição para a vida adulta. Empregando uma referência cultural comum de amarelinha (chamada “lay lay” no Irã e “joz baazi” no Afeganistão),  O personagem revive os momentos pessoais e políticos de seu passado, como guerra, casamento, traumas geracionais e expectativas sociais relacionadas ao…Continue a ler “Bepar (Hop)”

FestFoto recebe o vencedor do Prêmio de Fotografia do Uruguai, Ignacio Iturrioz. Purgatório tem como cenário o Palácio Salvo, edifício tradicional da capital uruguaia, onde o autor viveu durante anos. O fotógrafo volta ao prédio não como exercício de reconhecimento ou descoberta, mas para explorar o que é visível para além da luz. As motivações para averiguar o que acontece ali dentro vem de suas próprias vivências e ajudam a borrar o caráter estritatamente documental, dando um tom singular à sua leitura visual e experimentando…Continue a ler “Purgatório uruguaio”

FestFoto exibe obra do fotógrafo chileno Cristian Ochoa sobre migrantes colombianos. Resultado de várias entrevistas e oficinas realizadas em quatro ocupações instaladas em Antofogasta, cidade no norte do Chile conhecida como a “Nova Dubai”, Sueño Sudamericano expõe a difícil trajetória de quem tenta cruzar as fronteiras internas da América do Sul. O trabalho começou, em 2016, como uma investigação sobre a rota de deslocamento dos colombianos, motivado pelos protestos dos chilenos contra a chegada dos vizinhos e dos inúmeros casos de crianças recém-nascidas que tiveram…Continue a ler “El Sueño Sudamericano”

Quando não vejo mais, de Helena Giestas. Trabalho apresentado na Leitura de Portfólio FestFoto 2017 é exposto em Washington (DC). A partir de 27 de fevereiro, o Art Museum of the Americas (AMA) exibe a obra Quando Não Vejo Mais, como parte da mostra On The Move, dedicada a explorar a vivência humana na fronteira de espaços públicos e privados. O AMA é uma instituição cultural da Organização dos Estados Americanos e a curadoria é do diretor artístico do Museu, Fabian Borrega. Quando não vejo…Continue a ler “On the Move”

Massimo Sestini, Mare Nostrum, Italy, 2014

Mare Nostrum, Massimo Sestini, Italy, 2014 A Itália está no centro de uma crise internacional provocada pelo deslocamento de refugiados africanos que fogem pela Líbia. Desde 2013, foram 17.768 mortos em naufrágios no Mar Mediterrâneo em tragédias que se sucedem e impactam a opinião pública. Ainda não foram tomadas quaisquer medidas eficazes para evitar os deslocamentos e as autoridades italianas fecharam os portos do país ao desembarque dos imigrantes. Para abordar a produção regional de imagens sobre o assunto, o FestFoto terá a participação de…Continue a ler “Fotografia e imigração na Europa”

A série do fotógrafo goiano, Bruno Bernardi, retrata o desastre ambiental de Mariana (MG). O prêmio, oferecido aos participantes da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto 2018, é resultado da parceria entre o Festival e o Museu da Fotografia de Fortaleza (CE) e garante a compra de um conjunto de imagens pela instituição. Além de um importante estímulo à produção fotográfica, um prêmio de aquisição significa a incorporação de uma temática ao inventário de imagens que comporão a visualidade do Brasil contemporâneo. Neste…Continue a ler “Paisagem Movediça recebe prêmio FestFoto – Museu da Fotografia (CE)”