Quando não vejo mais, de Helena Giestas.

Trabalho apresentado na Leitura de Portfólio FestFoto 2017 é exposto em Washington (DC). A partir de 27 de fevereiro, o Art Museum of the Americas (AMA) exibe a obra Quando Não Vejo Mais, como parte da mostra On The Move, dedicada a explorar a vivência humana na fronteira de espaços públicos e privados.

O AMA é uma instituição cultural da Organização dos Estados Americanos e a curadoria é do diretor artístico do Museu, Fabian Borrega. Quando não vejo mais foi apresentado pela autora aos revisores, durante a Leitura de Portfólio do FestFoto 2017, em Porto Alegre.

Helena é uma artista dedicada à manufatura da fotografia. Ela leva a Washington 12 imagens impressas e três instalações de foto-recortes feitos manualmente em rolos de papel fotográfico. A autora constrói um cenário a partir de silhuetas evocando os deslocamentos constantes das pessoas, a partir do movimento captado em fotografias feitas em várias cidades do Brasil. No estúdio, cria uma composição a partir das imagens impressas em rolo de papel fotográfico e destacadas do plano, fixadas apenas pela base. Na leitura da curadoria, cada figura surge como se estivesse em um livro pop-up, agindo em um movimento sem referências ao local original e ao corpo, um “mar sem fim de papel”. A autora descontextualiza o movimento, transformando destinos e intenções individuais em uma experiência teatral coletiva sem propósito aparente ou plano comum, ligados apenas pelo movimento. Segundo Helena, a série surge a partir de uma ausência nas imagens impressas que é preenchida com o contorno de figuras  tridimensionais que são destacadas do teatro que ela cria como espaço público.

A mostra conta ainda com as obras de Juana Barreto Yampey e Olivia Vivanco e poderá ser visitada até 3 de maio.

O curador Fabian Borrega volta a Porto Alegre para participar como revisor da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio FestFoto, que será realizada nos dias 29 e 30 abril de 2019.

Para visitar o AMA

Para conhecer mais sobre o trabalho de Helena Giestas

Respiros, da série Quando não vejo mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *