FestFoto recebe o vencedor do Prêmio de Fotografia do Uruguai, Ignacio Iturrioz. Purgatório tem como cenário o Palácio Salvo, edifício tradicional da capital uruguaia, onde o autor viveu durante anos. O fotógrafo volta ao prédio não como exercício de reconhecimento ou descoberta, mas para explorar o que é visível para além da luz. As motivações para averiguar o que acontece ali dentro vem de suas próprias vivências e ajudam a borrar o caráter estritatamente documental, dando um tom singular à sua leitura visual e experimentando a fronteira entre realidade e ficção. Em uma série de imagens marcadas por um tempo que é sempre noite, a paisagem é fracionada para que surjam estranhos personagens de um universo absolutamente humano.

Inácio Iturrioz estudou na Escola Nacional de Belas Artes e na Faculdade de Comunicação da Universidad de la Republica. Trabalhou no diário La Republica. Fez uma série de viagens pelo interior do Uruguai para fotografar a realidade rural do país. O trabalho resultou no livro Life is too short. Seu projeto Isla recebeu uma bolsa do Festival de San José e do Museo de Arte Contemporáneo de Montevideo. Atualmente, vive e trabalha na Alemanha.

O Prêmio de Fotografia do Uruguai é promovido pela Direção Nacional de Cultura do MEC e Centro de Fotografia da Intendência de Montevideo.

Conheça o mais sobre o trabalho no site do autor Ignacio Iturrioz

 

Purgatório, 2016
Ignacio Iturrioz (Montevideo, 1978)
(Premio de Fotografia do Uruguai)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *