FestFoto exibe obra do fotógrafo chileno Cristian Ochoa sobre migrantes colombianos. Resultado de várias entrevistas e oficinas realizadas em quatro ocupações instaladas em Antofogasta, cidade no norte do Chile conhecida como a “Nova Dubai”, Sueño Sudamericano expõe a difícil trajetória de quem tenta cruzar as fronteiras internas da América do Sul.

O trabalho começou, em 2016, como uma investigação sobre a rota de deslocamento dos colombianos, motivado pelos protestos dos chilenos contra a chegada dos vizinhos e dos inúmeros casos de crianças recém-nascidas que tiveram o registro negado por serem filhos dos imigrantes. Com o desenvolvimento da pesquisa, o autor se envolveu em atividades como oficinas e intervenções em espaços públicos que remexeram lembranças e arquivos familiares para recuperar a trajetória das antigas e das novas famílias. Os dados sobre os deslocamentos ganham dimensão humana e os personagens saem do anonimato. Todos têm nome, família, trajetória, sonhos, algumas conquistas e muitas frustrações.

Os motivos que levam alguém a migrar são muitos e, neste caso específico, estão relacionados à violência no seu local de origem e às falsas expectativas geradas pela propaganda do bom desempenho da economia chilena e das oportunidades de uma cidade litorânea. Tudo isso em um cenário de paisagens idealizadas e fixadas em posts de facebook que nunca revelam as dificuldades da vida real. O fotógrafo acompanhou de perto a precariedade do cotidiano desta tentativa de integração e encontrou personagens reais de um sonho nem sempre realizado. Em alguns casos, o destino são ocupações como Yoani que retira diariamente a areia do fundo do maior lago artificial do Chile, construído como área de lazer para os moradores do Condomínio Costa Laguna, há poucos metros do mar.

O trabalho do Cristian é fundamental para entender o problema dos deslocamentos internos de populações na América do Sul, tema que vem crescendo em importância e volume. Segundo IGLESIAS, Edimer ( Comunicación, Memoria y Resiliencia. Universidad Sergio Arboleda. Bogotá, 2012), em 2009, a Colombia contabilizava 3 milhões e 300 mil cidadãos que abandonavam o país. É um dos maiores índices mundias de refugiados internos. Os motivos desta diáspora estariam relacionados aos 20 anos de guerra interna onde assassinatos políticos, sequestros e desaparições forçadas ajudaram a retirar 5,5 milhões de hectares de terra de seus proprietários legítimos, sendo que 98 por cento desses desplazados estão abaixo da linha da pobreza.

Sueño Sudamericano pode ser visto no site do autor.

08.09.16.- Retrato de Willy, minutos después de visitar a un amigo en la cárcel de la ciudad, la cual queda alejada de Antofagasta, en pleno desierto.

18.09.16.- Yeison eleva una cometa en cancha de futbol de tierra al costado de campamento “Chilenos de Villa el Sol”, en Antofagasta, Chile. En esta ciudad, que posee una población de 400.000 habitantes, existen mas de 6.000 familias habitando en campamentos (ONG Techo, Agosto 2016). Gran parte de esta población corresponde a migrantes.

Milena will face border control to enter the country. Migration laws are of 1975, for there are many legal gaps, which allow subjective deliberations to be made by the migration officer.

26.09.16.- Nicolás observa la ciudad desde su  casa en construcción en el campamento “Vista Hermosa”. Familias ubicadas en lo alto de este campamento no poseen agua potable. En Antofagasta existe un deficit de 22.000 viviendas (Municipio de Antofagasta, Enero 2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *