Picasso e a liberdade – Livro do fotógrafo Fred Baldwin será lançado em junho

Categorias Coluna Sinara Sandri

Em junho, chega ao mercado Dear Mr. Picasso An Illustrated love affair with freedom, retrospectiva de Fred Baldwin, fotógrafo que nasceu suíço em 1929 e fixou residência nos Estados Unidos, dedicando cerca de 60 anos à fotografia.

Em 700 páginas, o livro apresenta centenas de fotos em preto e branco e cor, editadas por Wendy Watriss, fotojornalista e parceira na idealização e realização de projetos como o FotoFest Houston, um dos principais eventos do circuito internacional da fotografia.

O livro é oportunidade para Baldwin rememorar inúmeras histórias que aconteceram ao longo da carreira, em especial, o encontro com Pablo Picasso.

Fred Baldwin (centro) com Picasso, na casa do pintor | Cannes, 1955

“Em julho de 1955, conheci Pablo Picasso. Eu era estudante universitário. Ele era meu pai imaginário. Deixei uma carta ilustrada à sua porta, em Cannes, explicando porque eu tinha que vê-lo. Estava morrendo de medo, mas funcionou. Ele achou engraçado e abriu a porta. Passei o dia com ele e isso mudou minha vida. Depois dessa experiência, senti que poderia fazer qualquer coisa que me propusesse a fazer. Picasso se tornou uma espécie de mantra: “É preciso ter um sonho, usar a imaginação, superar o medo e agir”, escreve Fred.

Baldwin começou como freelance em 1956 e trabalhou para publicações como LIFE, National Geographic, GEO, STERN, Esquire, Sports Illustrated, Smithsonian Magazine, Newsweek, New York Times, além de ter acompanhado como voluntário o trabalho de Martin Luther King na campanha pelos direitos civis nos Estados Unidos. A obra abarca temas como o cotidiano de lugares remotos do planeta como a Lapônia, a dinâmica da Ku Klux Klan, as organizações norte-americanas antirracismo e algumas pérolas do hard News como os bastidores da premiação do Nobel de 1958.

Dear Mr. Picasso An Illustrated love affair with freedom, de Fred Baldwin
Edição de Wendy Watriss
Design: Victor Levie, LevievanderMeer
Format: 17 x 24 cm
704 pages
£45 | €50 | $55
Schilt Publishing, Amsterdam

(O livro estará disponível para compras online pela Amazon)

 

Civil Rights Movement, Savannah, Georgia, June 1963 | Benjamin Van Clark, estudante de 17 anos lidera uma marcha pela liberdade | Foto: Fred Baldwin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *