Em junho, chega ao mercado Dear Mr. Picasso An Illustrated love affair with freedom, retrospectiva de Fred Baldwin, fotógrafo que nasceu suíço em 1929 e fixou residência nos Estados Unidos, dedicando cerca de 60 anos à fotografia. Em 700 páginas, o livro apresenta centenas de fotos em preto e branco e cor, editadas por Wendy Watriss, fotojornalista e parceira na idealização e realização de projetos como o FotoFest Houston, um dos principais eventos do circuito internacional da fotografia. O livro é oportunidade para Baldwin rememorar…Continue a ler “Picasso e a liberdade – Livro do fotógrafo Fred Baldwin será lançado em junho”

Rodrigo Zeferino (O Grande Vizinho) e Tiago Coelho (Balneário Alegria) apresentam os casos emblemáticos de duas populações urbanas que viveram em sua plenitude o formato da antiga cidade industrial, cuja paisagem era dominada pela fábrica. O tempo passou, a economia mudou, mas os modelos de produção e suas estruturas ainda sobrevivem como fantasmas que atormentam a vida dos vizinhos. No ensaio “O Grande Vizinho”, Rodrigo Zeferino trata do caso de sua cidade natal, Ipatinga no Vale do Aço (Minas Gerais), construída em torno do complexo…Continue a ler “Imagens de uma vizinhança”

Série sobre enterro do jovem Mapuche Camilo Catrillanca abre novo trabalho do fotógrafo Pablo Piovano, Patagônia, Território em Conflito. O projeto foi premiado com o Greenpeace/Geo Award 2018, e se estende por todo a próximo ano. As primeiras imagens foram divulgadas nesta semana na Greenpeace Magazin. O projeto cujo objetivo é investigar os conflitos fundiários e a resistência dos povos tradicionais da Patagônia recebeu o prêmio do público e foi o favorito desde o início da votação online, realizada durante o mês de outubro. O timing…Continue a ler “S.O.S – crianças Mapuche”

A retrospectiva da fotógrafa belga, Martine Franck, inaugurou o novo espaço da Fundação Cartier-Bresson no Le Marais, em Paris. Com curadoria de Agnès Sire, cofundadora e diretora artística da Fundação, a mostra reúne fotografias, livros e documentos e está aberta à visitação pública até 10 de fevereiro de 2019. A mostra é considerada pelos organizadores como a primeira retrospectiva completa da fotógrafa belga que nasceu em 1936 e trabalhou por mais de 50 anos na fotografia. Poliglota, historiadora da arte e especialista em escultura, Martine encontrou…Continue a ler “Martine Franck, fotógrafa”

O Festival Photolux (Lucca/Itália) está com um concurso aberto para fotolivros. O deadline para envio de propostas é 31 de março de 2019. Podem participar autores individuais ou coletivos, profisisonais ou não. O prêmio é uma parceria do Photolux, ceiba editions, Grafiche dell’Artiere, com o apoio do Miami Photo Fest e a revista eletrônica EyesOpen!, voltado para projetos editoriais ainda não publicados. O vencedor será impresso pela ceiba editions. As inscrições são gratuitas e abertas a produtores individuais ou coletivos de todo o mundo. Para…Continue a ler “PhotoBoox Award 2019 – Prêmio para fotolivro na Itália”

O fotógrafo uruguaio Roberto Fernandez Ibañez está expondo no Art Museum of the Americas (AMA), em Washington (DC). A mostra reúne quatro séries de trabalhos que tratam sobre o impacto ambiental das atividades humanas:  Earthy Resilience, Melting Point, The Hand e Rara Avis. Tivemos oportunidade de conhecer parte do trabalho em Porto Alegre, quando Ibañez apresentou seu portfólio durante as leituras do FestFoto em 2017. Entre os revisores convidados, estava Fábian Borrega, diretor do AMA e curador da exposição que fica na instituição até 8…Continue a ler “Fotografia Latinoamericana em Washington”