A retrospectiva da fotógrafa belga, Martine Franck, inaugurou o novo espaço da Fundação Cartier-Bresson no Le Marais, em Paris. Com curadoria de Agnès Sire, cofundadora e diretora artística da Fundação, a mostra reúne fotografias, livros e documentos e está aberta à visitação pública até 10 de fevereiro de 2019.

A mostra é considerada pelos organizadores como a primeira retrospectiva completa da fotógrafa belga que nasceu em 1936 e trabalhou por mais de 50 anos na fotografia. Poliglota, historiadora da arte e especialista em escultura, Martine encontrou a fotografia durante uma grande viagem ao Oriente, feita em 1963. A partir daí, trabalhou para a Life, Fortune, Sports Illustrated, New York Times e Vogue. Integrou a agência VU, ajudou a fundar a agência Viva, trabalhou na cooperativa Magnum e casou com Cartier-Bresson. Em 2003, fundou a Fundação Henri Cartier-Bresson.

Em 2007, na primeira edição do FestFoto, Martine esteve em Porto Alegre. Em uma viagem quase improvável, ela veio trazida pela confiança conquistada pelo Zeca Linhares para conferir o que acontecia na fotografia do outro lado do Atlântico. Em uma sala repleta, mostrou um trabalho de referência mundial do que se convencionou chamar de fotografia humanista. Engajamento, empatia e alegria de viver são marcas do seu trabalho e funcionaram quase como um batismo para um jovem e pretensioso festival que se iniciava ao sul do mundo. Depois dela e, com seu aval, veio Marc Riboud. Com eles, consolidamos Porto Alegre como espaço para diálogo entre a tradição documental do século XX e as novas gerações de nativos digitais.

É uma alegria saber que a obra da Martine Franck recebe o destaque e o cuidado que merece.

No site da Fundação Henri Cartier-Bresson há mais informações. Confira alguns detalhes da mostra e da nova sede da instituição no vídeo feito pela produtora Rosana Bonamigo logo após a abertura da exposição, em Paris, e disponível aqui especialmente para o público do FestFoto.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *